O ensino e a Geografia
Assim que para Cavalcanti (1998), ao trabalhar
com o cotidiano e o conhecimento geográfico, diz que: “ao manipular as coisas
do cotidiano, os indivíduos vão construindo uma geografia e um conhecimento
geográfico” (Cavalcanti, 1998, p.23)
Nesta perspectiva torna-se interessante,
investigar qual seja a identidade destes lugares, a partir dos interesses das
pessoas que vivem ali. Reconhecer os valores, as crenças, as tradições e investigar
os significados que têm para as pessoas que vivem ali . A cultura que dá esse
conjunto de características às pessoas e aos povos se expressa no espaço
através de marcas que configuram as paisagens (CALLAI,2005,p.243).
Os
conhecimentos que são adquiridos por esses povos em suas comunidades vêm
carregados de significados e que são de suma importância para o desenvolvimento
do seu aprendizado, valorizar os seus conhecimentos passa ser a chave para que
se tenha uma educação voltada para o campo e com elementos e sujeitos do e no
campo.
O lugar e o cotidiano são elementos
fundamentais para a disseminação do saber geográfico entre os estudantes,
parafraseando Callai (,2002) que propõe que Lugar é onde vivemos,
moramos, trabalhamos, enfim, onde acontece nossa vida. Ler o mundo da vida, ler
o espaço e compreender que as paisagens que podemos ver são o resultado da vida
em sociedade dos homens na busca pela sobrevivência e pela satisfação de suas
necessidades, significa “estudar o lugar compreender o mundo’’(CALLAI, 2002)”.
O
lugar vem impregnado de histórias , saberes ,culturas ,a leitura do mundo
começa a partir do lugar de vivencia do sujeito e essa leitura proporciona
novas formas de compreensão de conceitos ,linguagens e temas .
Segundo
Castellar (2005), a leitura do lugar de vivência está relacionada, entre outros
conceitos, com os que estruturam o conhecimento geográfico, por exemplo,
localização, orientação, território, região, natureza, paisagem, espaço e
tempo. E essa leitura , necessária para se saber agir sobre o lugar de
vivencia, é uma importante questão de cidadania, de ética e de cultura que pode
dar significado a como, por que, para que e
para quem ensinar geografia na
escola e por que aprendê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário