sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O ensino e a Geografia

O ensino e a Geografia
 Assim que para Cavalcanti (1998), ao trabalhar com o cotidiano e o conhecimento geográfico, diz que: “ao manipular as coisas do cotidiano, os indivíduos vão construindo uma geografia e um conhecimento geográfico” (Cavalcanti, 1998, p.23)
Nesta perspectiva torna-se interessante, investigar qual seja a identidade destes lugares, a partir dos interesses das pessoas que vivem ali. Reconhecer os valores, as crenças, as tradições e investigar os significados que têm para as pessoas que vivem ali . A cultura que dá esse conjunto de características às pessoas e aos povos se expressa no espaço através de marcas que configuram as paisagens (CALLAI,2005,p.243).
Os conhecimentos que são adquiridos por esses povos em suas comunidades vêm carregados de significados e que são de suma importância para o desenvolvimento do seu aprendizado, valorizar os seus conhecimentos passa ser a chave para que se tenha uma educação voltada para o campo e com elementos e sujeitos do e no campo.
   O lugar e o cotidiano são elementos fundamentais para a disseminação do saber geográfico entre os estudantes, parafraseando Callai (,2002) que propõe que Lugar é onde vivemos, moramos, trabalhamos, enfim, onde acontece nossa vida. Ler o mundo da vida, ler o espaço e compreender que as paisagens que podemos ver são o resultado da vida em sociedade dos homens na busca pela sobrevivência e pela satisfação de suas necessidades, significa “estudar o lugar compreender o mundo’’(CALLAI, 2002)”.
O lugar vem impregnado de histórias , saberes ,culturas ,a leitura do mundo começa a partir do lugar de vivencia do sujeito e essa leitura proporciona novas formas de compreensão de conceitos ,linguagens e temas .

Segundo Castellar (2005), a leitura do lugar de vivência está relacionada, entre outros conceitos, com os que estruturam o conhecimento geográfico, por exemplo, localização, orientação, território, região, natureza, paisagem, espaço e tempo. E essa leitura , necessária para se saber agir sobre o lugar de vivencia, é uma importante questão de cidadania, de ética e de cultura que pode dar significado a como, por que, para que e  para  quem ensinar geografia na escola e por que aprendê-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário